VIRTUOSI DIÁLOGOS VIRTUAIS
De 16 a 18/03 – 19h/21h
Ministrado pelo professor Sérgio Barza, o Virtuosi Diálogos Virtuais vem apresentando elementos gerais de como compositores buscaram criar ordem e inteligibilidade em suas obras no decorrer da história da música. Em três noites, o workshop vem mostrando repertórios musicais variados através de um modelo tripartite baseado na ideia musical – ou projeto composicional –, no material e na técnica composicional. Nesse contexto, será mostrado como diversos aspectos culturais e sociais podem ser intuídos em uma determinada música, pela aliança entre o conhecimento musical e a imaginação. Cada uma das palestras terá duração de 2h cada, das 19h às 21h entre os dias 16 e 18 de março com inscrições gratuitas.
Sobre o palestrante:
Sérgio Nilsen Barza iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música em 1985. Graduou-se em Licenciatura de Música pela UFPE, tendo estudado regência com os maestros Osman Gióia e Marcelo Sena. Desde 1994 é professor do Conservatório Pernambucano de Música e foi regente de diversos grupos como a Orquestra Sinfônica de Alunos do CPM, a Orquestra de Violões do CPM e o Collegium Musicum. Regeu diversas vezes como convidado a Orquestra Sinfônica do Recife e o Grupo de Percussão do Nordeste, além de ser o atual regente da Orquestra de Rock do CPM.
DIÁLOGOS VIRTUAIS COM SERGIO BARZA
Música em Palavras: A Jornada do Ouvinte
16/03 – 19h
Falando de Música a partir do Som e dos Elementos do Discurso Musical
A compreensão da Música começa com o conhecimento dos elementos formadores do Discurso Musical, sonoros, formais e temporais. No primeiro encontro olharemos cada elemento que compõe o Discurso Musical e como eles se relacionam.
17/03 – 19h
Traçando a evolução da Música a partir da História e da Estética Musical
Uma rápida olhada na evolução da Música, a partir da organização de um registro eficaz, com elementos chave para distinguir, estetica e sonoramente, cada período.
18/03 – 19h
Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no Século XXI
Os desafios da escuta e da compreensão da Música, hoje: atenção, entendimento e formação de referências estéticas.